Necessidade de precisão
O cenário
O Drogo Castle está localizado na parte alta do Vale Teign, com ampla vista para a cidade de Dartmoor, na Inglaterra. Construído em 1931 para um poderoso magnata do varejo, ele pode ser considerado de fato como o último castelo britânico.
O desafio
O ponto alto onde se encontra o castelo permite fotos estonteantes e maravilhosas vistas, mas também expôs a edificação ao conhecido mau tempo. Devido à altitude mais elevada e à natureza exposta da paisagem, as condições climáticas são mais rigorosas, em geral mais quentes, mais úmidas e com mais vento do que o resto do país. Tais condições levaram o teto e as janelas a ter infiltrações. Por isso, tiveram de ser trocados para se salvar esse tesouro nacional. O castelo é protegido por uma lei de conservação, o que implica que seus elementos visuais não podem ser alterados ou descaracterizados. Isso exige ainda que os blocos de granito se mantenham intactos quando removidos.
A solução
A empresa contratada precisava cortar e retirar os blocos de granito para que o reparo pudesse ser feito nos vãos das pedras trabalhadas, diminuindo o vão para o acúmulo de água. Os blocos teriam, portanto, de ser removidos de sua posição original. O método inicial de remoção de concreto (“stitch drilling”) era uma solução, porém bastante morosa. Levava-se cerca de 3,5 horas para remover cada bloco. Foi então que a ICS entrou para ajudar. Com a motosserra hidráulica e as correntes ProForce™, eles conseguiram cortar ao redor da argamassa e retirar o bloco com pés de cabra.
O resultado
O tempo de corte foi reduzido de 3,5 horas por bloco para apenas 25 minutos. Como a primeira fase do projeto previa o corte de 250 metros lineares a 30 cm de profundidade, isso economizou dias de trabalho e ainda preservou a importância histórica deste magnífico castelo.